2012 – team jrod 108 moto aspra

Joaquim Rodrigues segura liderança na Poutena

A localidade da Poutena recebeu a segunda jornada do Campeonato Nacional de Supecross umas das etapas mais carismáticas do motociclismo nacional cuja associação realiza provas desde 1976.
Para Joaquim Rodrigues o interregno de três semanas entre a jornada inicial e a Poutena foi aproveitado para treinar com intensidade, mas duas quedas  em dias de treinos distintos deixaram-no muito combalido com fortes dores na anca direita e na clavícula impedindo o piloto de retomar o seu ritmo normal de treino.
Na primeira final do dia, a de SX1 Joaquim Rodrigues partiu na frente e cedo ganhou uma vantagem confortável embora pequena para Paulo Alberto que se limitou a gerir durante as quinze voltas que compuseram esta corrida.
Na final de SX Elite o inesperado acontecia com Joaquim Rodrigues a cair na largada depois de ter levado um toque de um adversário. Irremediavelmente atrasado Rodrigues era apenas sexto na volta inicial tendo que efetuar um forcing para chegar aos lugares da frente, conseguindo ascender ao segundo posto na 5ª volta, posição que mantinha até à bandeirada de xadrez.
Joaquim Rodrigues: “Foi um fim de semana onde esperava dificuldades devido às recentes quedas que tive em treinos situação que me deixou debilitado fisicamente. Nas sessões de treinos de imediato senti falta de força no ombro e então sabia que tinha fazer uma corrida limpa.
Felizmente consegui vencer a final SX1, embora com alguma dificuldade e o facto do Paulo estar muito perto obrigou-me a fazer uma corrida sem erros.
Antes da final SX Elite tive de ir ao posto médico receber tratamento mas logo na largada fiquei envolvido numa queda na primeira curva. Tentei recuperar o maior numero de lugares o mais rápido possível mas não consegui chegar ao líder e terminei em segundo lugar. Mesmo assim foi uma boa corrida onde todos demos um bom show ao muito público presente.
Agora vou tentar recuperar o máximo possível para em Fafe tentar fazer uma boa corrida e, com os meus colegas, dar um bom espetáculo de Supercross a todo o público.
Aproveito para agradecer aos grupos de fãs que estavam presentes e que puxavam por mim a cada volta que passava e também a todos os patrocinadores, equipa, amigos e família por todo o apoio.”
Classificação final SX1: 1º Joaquim Rodrigues (Honda) com  15 voltas, 2º Paulo Alberto (Suzuki) a 0,8s, 3º Hugo Santos (Honda) a 35s, 4º Luís Correia a 41s, 5º Nélson Silva a 1 volta etc.
Classificação SX Elite: 1º Paulo Alberto 15 voltas (Suzuki), 2º Joaquim Rodrigues (Honda) a 15s, 3º Luís Correia a 37s, 4º Hugo Santos (Honda) a 1m06s, 5º Hugo Basaúla (Suzuki) a 1 volta etc.

Reply