2012 – team jrod 108 moto aspra

Joaquim Rodrigues no pódio de Dortmund

A última jornada do Campeonato Alemão de Supercross disputou-se no passado fim-de-semana em Dortmund numa prova que contou com três dias de competição e onde Joaquim Rodrigues possuía hipóteses em termos aritméticos de conquistar o título.

Com o estádio a rebentar pelas costuras em termos de espectadores, foi com um enorme agrado que Joaquim Rodrigues pode contar com a presença de inúmeros apoiantes portugueses que se deslocaram até ao estádio de Westfalhallen para a poder estar de perto do seu compatriota.

Com uma rápida habituação ao curto mas sempre espectacular traçado de Dortmund. J-Rod começou por entrar com o pé direito no primeiro dia de competição alcançando um expressivo 3º posto na final de pois de ter perdido o 2º lugar devido a dois erros no salto triplo.

No segundo dia, sábado, Rodrigues mostrava-se mais confiante e na meia-final alinhou as baterias fazendo uma corrida exemplar coroada com uma vitória. Na final Rodrigues arrancou, mais uma vez, como uma bala mantendo-se no grupo dos pilotos mais fortes e numa luta interessante imiscui-se na luta pelos lugares do pódio finalizando novamente em 3º .

No último dia de competição estava em jogo o prémio final e Rodrigues entrava neste dia separado por apenas um ponto em relação a Cole Siebler. Contudo um mau arranque deixava Joaquim Rodrigues muito atrasado depois de ter sido tocado por um adversário partindo o apoio da manete de embraiagem. Encetada uma recuperação frenética o piloto de Barcelos conseguia amealhar os pontos para terminar em 3º da final do Supercross de Dortmund.

Joaquim Rodrigues: “Foi um bom fim de semana de corridas onde consegui estar a um bom nível e sempre na luta pela vitória. Na final do primeiro dia fiz um bom arranque, sendo que  até fim da corrida tivemos vários pilotos em luta pelo um lugar no pódio.

No segundo dia fiz o segundo tempo e na eliminatória consegui dominar da primeira à ultima volta. Na meia final fiz a minha melhor corrida dos três dias. Depois de ter caído no arranque, vim de último para primeiro e consegui vencer com a bandeira de xadrez à vista.

Na final de sábado consegui sair bem e arranquei nos da frente para mais uma luta pelo pódio. Consegui passar para terceiro e depois fazer uma corrida sem erros até final. Dois dias dois pódios, estava muito contente, principalmente por saber que estava na luta pelo prémio final.

No domingo houve muitos Portugueses me vieram cumprimentar, dar o apoio e a eles, aqui fica o meu muito obrigado. Infelizmente as coisas não me correram como queria. No arranque da final fui empurrado e caí logo na primeira curva. O apoio de embraiagem partiu-se mas mesmo assim tentei  continuar para fazer o máximo de pontos possível para tentar segurar um lugar no pódio final.“

Classificações Dortmund: 1º Cole Siebler (USA) 58 pts, 2º Matt Goerke (USA) 41 pts, 3º Joaquim Rodrigues (POR) 39 pts, 4º Cyrille Coulon (FRA) 36 pts etc.

Classificações finais ADAC SX: 1º Matt Goerke  (USA) 109 pts, 2º Mike Alessi (USA) 88 pts, 3º Florent Richier (FRA) 75 pts, 4º Cole Siebler (USA) 75 pts, 5º Joaquim Rodrigues (POR) 69 pts

CROSS magazin: Saturday highlights Dortmund SX from Daan Gerritsen on Vimeo.

 

Reply