2012 – team jrod 108 moto aspra

Joaquim Rodrigues Campeão Nacional de Supercross

Joaquim Rodrigues conseguiu neste passado fim-de-semana realizar um dos maiores feitos do motociclismo nacional, ao obter mais dois títulos para o seu palmarés, sendo que o último foi conquistado há dez anos quando ainda realizava provas em solo nacional.
Em 2001 o piloto de Barcelos abandonava o solo nacional para abraçar uma carreira internacional que terminaria no final de 2007.

Piloto exímio em circuitos de Supercross, Rodrigues por diversas vezes referiu que o seu interesse máximo neste campeonato era a divulgação da modalidade, apresentando, para tal, uma estrutura 100% profissional e que se revelou essencial na sua caminhada para os títulos de SX1 e SX Elite.

A última prova deste Campeonato realizou-se na localidade de Paço dos Negros que apresentou um recinto à altura dos pilotos e que encheu por completo com alguns milhares de espectadores.

Na primeira final da noite o nervosismo era grande por que o piloto da Moto Aspra tinha que obrigatoriamente vencer para se sagrar campeão. E foi exactamente isso que Joaquim Rodrigues fez, partindo que nem uma bala e imprimindo um ritmo alucinante durante as primeiras quatro voltas, para depois se limitar a controlar o a diferença para os seus adversários.

Na final Elite, a Joaquim  Rodrigues tinha a vida mais facilitada pelo facto de possuir uma vantagem mais dilatada em termos pontuais.
Após a primeira curva, Rodrigues instalava-se no comando para não mais o largar até ao final conquistando, assim, mais um título para  sua equipa e o segundo da noite.

Joaquim Rodrigues. “Depois da ultima prova em Ourém onde tudo me parecia correr mal, esta foi uma corrida onde logo, desde o principio, as coisas funcionaram a 100%. Gostei da pista e do terreno, e a minha “Moto Aspra” estava, uma vez mais, preparada a rigor. Com tudo isto senti-me bastante confiante para efectuar uma prova sem erros.
Na final SX1 fiz mais uma partida na dianteira e imprimi um bom ritmo de corrida. Depressa ganhei uma  vantagem confortável para gerir a corrida à minha maneira e assegurar o título de SX1 para a equipa Jrod/Moto Aspra.
Na Elite a largada foi interessante. Alguns pilotos queimaram o arranque antes da grelha cair e criou uma pequena confusão porque houve pilotos que ficaram presos na grelha. Desta vez saí da primeira curva em segundo, mas logo no primeiro salto passei para a frente, imprimi o meu ritmo e, fui-me embora. Comecei a gerir o meu avanço e em alguns pontos da pista conseguia ver a luta pelo segundo lugar. Nas últimas voltas ainda tive tempo para brindar o excelente publico de Paços dos Negros e assegurar o título SX Elite, mais um para a equipa JROD/Moto Aspra Sociarco.
Aproveito para dar nota máxima a organização de Paços dos Negros pelo excelente trabalho e pela pista apresentada.
Quero agradecer a toda a Equipa pela excelente época de Supercross que foi proporcionada pelos seguintes  patrocinadores e amigos: Moto Aspra, Sociarco, Red Bull, Gonçalo 97, BMW LC Automoveis, Medicassur e meu massagista, Larga Imagem, Força Portugal, Chocolates A Vianense, CFL, Pro Circuit, 4Mx, Polisport, Crosspro, Michelin, Renthal, Shoei, Sinisalo, Utopia, Motoni, MotoGarrano, à minha esposa e filha, aos meus pais e ao hotel de luxo Vila Domilu e  à aqueles amigos que me ajudaram e ajudam neste projecto.

Resultados Final SX1: 1º Joaquim Rodrigues (Honda), 2º Henrique Venda (Kawsaki), 3º Hugo Basaúla (Suzuki), etc.

Assim ficou o Campeonato SX1: 1º Joaquim Rodrigues 144pts , 2º Henrique Venda 138pts, 3º Nuno Gonçalves 96 pts.

Resultados final SX Elite: 1º Joaquim Rodrigues (Honda), 2º Henrique Venda (Kawsaki), 3º Paulo Alberto  (Suzuki), etc.

Assim ficou o Campeonato SX Elite: 1º Joaquim Rodrigues 144 pts, 2º Paulo Alberto  125pts, 3º Henrique Venda 119 pts.

2 Comentários Subscribe to comments


  1. dundy

    parabéns.. jrod no seu melhor. grandes noites no sx……..obrigado

    Set 16, 2010 @ 6:57


  2. Barcelos

    Joaquim o povo da terra e todos os barcelences tem muitas saudades do espectaculo que fazias, desde 2004 que a freguesia de Quintiães – Barcelos já não tinha um espectáculo de ficar na memória.
    Por isso obrigado pela ajuda em renovar o nome de uma das pistas de supercross “esquecidas” no tempo, Sábado 30/04/2011 estámos lá todos para te apoiar e claro ver o espectáculo que já é referência no mundo inteiro… corres com uma marca muito fiável, “HONDA = QUALIDADE = VITÓRIA” essa moto já tem fama de devorar a concorrência…Parabens por representar a minha marca de eleição, uma abraço amigo em nome de todos os Barcelenses.

    Abr 29, 2011 @ 16:37

Reply